A carregar página
Saltar para o conteúdo principal da página

Audição da reunião de 7 de janeiro confirma que o SEAE não referiu a validação central dos sumários e a ligação aos vencimentos

Porque percecionou que o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, em nenhum momento da reunião negocial realizada em 7 de janeiro, fez alusão à monitorização, controlo e análise central dos sumários e respetiva ligação ao processamento dos vencimentos dos professores, informação essa enviada na tarde desse mesmo dia aos Diretores dos AE e EnA, o SPLIU tomou a iniciativa, porque se sentiu defraudado em não ter sido prestada toda a informação pelo Dr. Alexandre Homem Cristo, de requerer a audição da gravação integral da supracitada reunião para confirmação do que foi referido pelo Governante.

Tendo o pedido do SPLIU sido deferido pelo Senhor Secretário de Estado, dois dirigentes do SPLIU, um deles também presente na reunião, confirmaram no dia 22 de janeiro no CIREP (MECI), que, de facto, em nenhum momento da reunião foi mencionado pelo Dr. Alexandre Homem Cristo a monitorização, controlo e análise central dos sumários e respetiva ligação ao processamento dos vencimentos dos professores.

O SPLIU reitera que esta é uma má prática, porquanto a omissão de dados e detalhes importantes em sede negocial, mina a boa fé e confiança institucional.

Deste modo, existindo, como se veio a provar, documentos já produzidos sobre as matérias abordadas em reuniões negociais, o SPLIU considera que os mesmos devem ser dados a conhecer aos interlocutores, com total transparência e objetividade.

Lisboa, 22 de janeiro de 2026

A Direção Nacional do SPLIU

22/01/2026