A carregar página
Saltar para o conteúdo principal da página

SPLIU dá aval a Concurso Externo Extraordinário 25/26

Convocado pelo MECI, o SPLIU marcou presença, no dia 27 de agosto, pelas 11h00, nas instalações do Ministério da Educação em Lisboa, na reunião negocial tendente à realização de novo Concurso Externo Extraordinário em 2025/2026.

A reunião foi conduzida pelo Senhor Ministro, tendo o mesmo apresentado algumas propostas de alteração às regras aplicadas no procedimento concursal de 2024/2025.

Ainda que se concorde com a realização do concurso, tendo-se verificado algumas reservas, e até mesmo divergências em relação a alguns aspetos, o Professor Fernando Alexandre decidiu retirar a proposta e sugerir a aplicação das regras do ano transacto, de forma a incluir o mesmo no processo legislativo referente às alterações dos DL n° 51/2024 e DL n° 57-A/2024, agendado para aprovação no Conselho de Ministros de 28 de agosto.

Considerando que importa dar resposta à rápida integração de docentes nos quadros, e tendo-se registado o compromisso do MECI, para nas duas próximas semanas se trabalhar, em conjunto, nas regras que se pretendem alterar, o SPLIU decidiu dar o seu aval ao imediato avanço do processo, face à necessidade de se dar resposta à mitigação do problema da falta de professores nas escolas.

Serão mais de 1.700 as vagas que irão ser consideradas no Concurso Externo Extraordinário 25/26, em 10 QZP carenciados, com particular enfoque na Grande Lisboa, Península de Setúbal, em algumas zonas do Alentejo e no Algarve.

Uma última nota para revelar que a divulgação das colocações da RR-01 se verificará no dia 1 de setembro.

Lisboa, 27 de agosto de 2025

A Direção Nacional do SPLIU

27/08/2025