O Conselho Nacional de Educação revelou, no dia 8 de dezembro, o seu relatório relativo ao Estado da Educação 2024 - Desafios para uma escola mais democrática, mais ética, mais culta e mais justa.
No que se refere aos docentes, o Relatório replica o estudo da Universidade Nova relativo às necessidades de educadores e professores até 2035, evidenciando que cerca de 20% dos professores admitem abandonar a docência, sendo que no grupo abaixo dos 30 anos, serão mais de 50%!...
Estes dados são deveras preocupantes para o sistema educativo, e, só por si, vêm corroborar as posições assumidas pelo SPLIU, veiculadas recentemente (3 de dezembro) no seu Direito de Antena:
- A mitigação do problema da falta de professores depende da vontade política em valorizar e dignificar a
docência.
- A eficácia negocial de revisão do Estatuto da Carreira Docente determinará o grau de satisfação
dos professores.
- Protelar a revisão da estrutura da carreira e da remuneração dos professores é adiar a atração dos jovens pela docência.
- A motivação dos educadores e professores depende ainda:
. Da contagem integral do tempo de serviço prestado;
. Da correção das ultrapassagens verificadas entre docentes com o mesmo tempo de serviço;
. Da compensação dos docentes que não recuperaram tempo de serviço congelado;
. Da desburocratização do trabalho dos professores;
. Do reconhecimento da docência como profissão de desgaste rápido e de um regime especial de aposentação;
Lisboa, 9 de dezembro de 2025
A Direção Nacional do SPLIU
Link: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/conselho-nacional-de-educacao-publica-o-estado-da-educacao-2024