SPLIU sugere a leitura dos Programas Eleitorais para a área da Educação
Atentos aos debates televisivos entre os líderes dos Partidos com assento parlamentar, o SPLIU ficou surpreendido por a Educação não merecer a abordagem necessária para um setor em profunda crise, deixando-se transparecer a ideia errada para a opinião pública que tudo está bem, quando, de facto, muito há para fazer para se evitar o colapso do sistema educativo português a curto prazo.
Num momento decisivo para o futuro próximo do País, em geral, e para a Educação, em particular, o SPLIU considera que será importante que os Educadores e Professores exerçam o seu direito cívico de votar, de forma informada e esclarecida.
Por parte dos Partidos do "arco da governação", constata-se que uma das partes pretende dar um passo atrás na revisão e alteração do Estatuto da Carreira Docente, processo esse, tendente à valorização da profissão docente, enquanto a outra parte se propõe fazer na próxima legislatura o que não fez em 9 anos consecutivos de governação.
Para cabal esclarecimento dos docentes acerca das propostas dos Partidos com assento parlamentar para a área da Educação, o SPLIU sugere a leitura dos respetivos programas eleitorais.
Lisboa, 5 de maio de 2025
A Direção Nacional do SPLIU


Programas Eleitorais - Educação