A carregar página
Saltar para o conteúdo principal da página

Valorização da profissão docente e da qualidade educativa

O novo Governo estará obrigado a encontrar soluções urgentes para valorizar a carreira docente e deste modo promover a atratividade para a profissão de professor.

O SPLIU, com total disponibilidade para o diálogo, apelará ao novo Ministro da Educação para, com celeridade, iniciar processos negociais sobre os seguintes assuntos:

Recuperação integral do tempo de serviço congelado

O SPLIU não se conforma com os mecanismos inventados por Governos anteriores para a recuperação do tempo de serviço congelado aos professores. Apesar dos 2 anos, 9 meses e 18 dias concedidos, faltam ainda recuperar 6 anos, 6 meses e 23 dias de tempo de serviço efetivamente prestado, reivindicando esta associação sindical independente que seja encontrada a fórmula para a sua contabilização, podendo-se equacionar vários cenários, quer no âmbito da progressão na carreira, quer em sede do tempo de serviço contabilizado para efeitos de aposentação.

O SPLIU reivindica, de forma muito determinada, que o tempo de serviço congelado ainda não devolvido aos professores, se inicie já em 2024. Esta associação sindical independente estará apenas disponível para negociar o modo e o prazo para a recuperação integral do tempo de serviço congelado - 6 anos, 6 meses e 23 dias. Ler mais

18/03/2024