Anteprojeto de DL sobre os Concursos
O Ministério da Educação enviou ontem, dia 1 de março, a última, e supostamente definitiva, versão do anteprojeto de Decreto-Lei relativo ao novo regime de gestão e recrutamento de docentes.
Da leitura sumária que o SPLIU fez ao documento, verificou esta estrutura sindical independente, que o ME continua, de forma obstinada e unilateral, contra tudo e contra todos, a manter as regras mais contestadas em sede negocial, motivo pelo qual repudia tal comportamento institucional e respetivas decisões.
Nas muitas reuniões em que o SPLIU participou durante a iniciativa "4D", muitos foram os colegas que colocaram em equação, se para além da vinculação dinâmica, valerá a pena proceder às alterações preconizadas em relação às regras atualmente em vigor? Muitos docentes consideraram mesmo, que as regras que o ME pretende impor em sede de concursos de professores, pioram as expetativas de colocação e a respetiva prestação de serviço letivo.
Se muitos motivos havia até ontem, para que os educadores e professores fizessem GREVE nos dias 2 e 3 de março, e que participassem nas MANIFESTAÇÕES no próximo sábado, dia 4 de março, hoje há muitos, muitos mais.
A LUTA DOS PROFESSORES PROSSEGUE
Lisboa, 2 de março de 2023
A Direção Nacional