
O SPLIU saúda todos os educadores e professores que desenvolvem esta grandiosa luta em conjunto com as suas organizações sindicais, para valorizar a profissão e a escola pública.
A luta tem de continuar porque urge:
Dignificar e respeitar a profissão de professor;
Valorizar a docência;
Aumentar os salários;
Recuperar os 6 Anos os 6 Meses e os 23 Dias;
Eliminar as quotas e as vagas;
Negociar, com seriedade, todas as outras matérias relacionadas com a aposentação, os horários, a burocracia, a monodocência, ….
Os educadores e professores podem contar com o SPLIU para continuar esta luta.
É de salientar que os professores e educadores têm vindo a assistir à destruição da estrutura da carreira docente.
Com a não contagem de todo o tempo de serviço trabalhado e ainda não contabilizado, particularmente dos 6A 6M e 23D o governo está a defraudar os professores e os educadores porque estes não estão a receber o vencimento a que têm direito e, sem dúvida, se pararmos de lutar por recuperar esse tempo de serviço, que é nosso, porque o trabalhamos, este defraudar vai acentuar-se até ao fim das nossas vidas, agora no ativo e depois na aposentação.
Como a estrutura da nossa carreira está a ser destruída e como os professores e educadores não estão a ser remunerados pelo escalão a que têm direito, muitos vão passar os seus últimos anos de vida, sem uma aposentação digna e justa, se não forem contabilizados todos os seus anos de serviço trabalhados.
Temos de lutar para que isto não venha a ser uma realidade.
Os educadores e professores não o merecem. Necessitam de ser valorizados.
Os Professores e os portugueses estão a precisar de um Ministro da Educação, de um Governo que se preste a resolver os problemas dos professores e da escola pública.
O SPLIU reafirma que enquanto a profissão de professor não for valorizada, dignificada e respeitada, não vai parar de lutar.
Lisboa, 6 de junho de 2023
A Direção Nacional
