A carregar página
Saltar para o conteúdo principal da página

SPLIU propõe a leitura das propostas para a Educação

SPLIU propõe a leitura das propostas para a Educação com que os partidos políticos com assento parlamentar se apresentam às Eleições Legislativas de 30 de janeiro de 2022 e do Caderno Reivindicativo que o SPLIU enviou aos Líderes Partidários, de maneira a formar conscientemente, e num registo informado, a sua decisão de voto.

Porque entende que as eleições legislativas antecipadas do próximo dia 30 de janeiro, assumem particular importância nas linhas estratégicas da política educativa global com que os partidos políticos se apresentam ao eleitorado, em particular aos Educadores e Professores, o SPLIU produziu uma compilação das propostas dos partidos para a Área da Educação no futuro próximo.

Considera o SPLIU, numa perspetiva independente, neutral e isenta, não ser oportuno da sua parte, tecer neste momento pré-eleitoral, uma análise às supracitadas propostas, nem tão pouco, produzir juízos de valor ou considerações de qualquer natureza. Essa é uma tarefa que se deixa ao livre-arbítrio de cada docente.

O que parece importante ao SPLIU, e lança-se um desafio nesse sentido, é que os educadores e professores executem o "TPC" (trabalho para casa no fim-de-semana), de leitura e análise sistemática comparada das Propostas dos Partidos Políticos com assento parlamentar com o Caderno Reivindicativo que o SPLIU enviou aos Líderes Partidários, de maneira a formar conscientemente, e num registo informado, a sua decisão de voto.

O que ao SPLIU parece primordial, é que o Governo que sair das eleições legislativas de 30 de janeiro, valorize o importante trabalho dos professores no desenvolvimento e progresso do País, valorizando também de forma inequívoca a carreira docente, e que o responsável pela pasta da Educação tenha uma postura de diálogo, de negociação, de concertação e de colaboração continuada.

Lisboa, 13 de janeiro de 2022

A Direção Nacional

13/01/2022