Insiste-se, todos os anos, num registo inaudito, em divulgar o ranking das escolas, com base nas classificações obtidas pelos alunos, e, todos os anos, assiste-se à "repetição viciada da jogada anterior", ou seja, à reação, por parte de vários sectores ligados à educação, sobre as interpretações que não se podem, nem devem fazer, dos dados que são divulgados, por não contemplarem os mesmos, outros indicadores e variáveis, suscetíveis de um julgamento mais circunstanciado e realista dos resultados obtidos pelas escolas.
Um aspeto controverso que também acaba por ser evidenciado de forma enviesada, são os melhores resultados das escolas privadas quando comparadas aos estabelecimentos de ensino público, sem que se verifique uma análise cuidada dos respetivos enquadramentos sociais, culturais, económicos e educativos.
Em anos anteriores o SPLIU pronunciou-se, com uma análise sistemática e integrada em relação ao assunto. Mas, como em todos os anos se verifica o mesmo cenário, sem que se verifique qualquer alteração ao modelo de como são difundidos os resultados, esta associação sindical recusa-se a contribuir para este "peditório" eminentemente especulativo, que serve somente para alimentar notícias num registo pernicioso.
Lisboa, 21 de maio de 2021
A Direção Nacional
