Atento aos problemas com maior impacto no equilíbrio emocional e profissional dos docentes que honrosamente representa, o SPLIU detetou que o monstro (leia-se, modelo de avaliação do desempenho docente), gerado em 2012, em hibernação até 2017, e que despertou em janeiro de 2018, cresceu, desenvolveu-se e afiou as garras, para fazer muito dano às legítimas expetativas dos professores, no que ao seu empenho e desempenho se refere.
Não dando o Ministério da Educação qualquer sinal de predisposição negocial para alterar o atual modelo da ADD, o SPLIU decidiu que é tempo de agir com determinação nesta área, e resolveu fazê-lo através de uma petição a dirigir à Assembleia da República, cujo objetivo primordial consiste na tentativa que um ou mais partidos políticos com assento parlamentar, possam avançar com um projeto de lei que obrigue o Governo a negociar, tal como se verificou recentemente em relação à legislação que regula os concursos de professores.
O SPLIU solicita-lhe que seja um agente ativo na divulgação desta petição e na angariação de assinaturas para a mesma, havendo duas possibilidades para o supracitado efeito: através de formulário online ou assinatura manuscrita com base no documento em formato PDF.
Para que não se verifiquem assinaturas em duplicado, chama-se a atenção dos colegas para que a petição não seja assinada pelas duas vias acima indicadas, mas, apenas e só, por uma delas.
Evidencia-se que a petição poderá ser assinada por qualquer cidadão, maior de idade.
Contamos com a sua colaboração nesta ação do SPLIU.
Lisboa, 15 de outubro de 2021
A Direção Nacional
