Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e
Listas de Colocação Administrativa – 29.ª Reserva de Recrutamento 2023/2024.
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 22 de
abril, até às 23:59 horas de terça-feira dia 23 de abril de 2024 (hora de
Portugal continental).
Publicitação das listas definitivas do Concurso de Transição de Docentes dos
Quadros de Zona Pedagógica – 2023
Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de ordenação, de
colocação, de exclusão e de retirados do concurso de Transição de Docentes dos
Quadros de Zona Pedagógica – 2023.
Foi publicada a Nota Informativa “Realização de Aulas Observadas - Docentes com
progressão antecipada por aplicação do Decreto-Lei n.º 74/2023, de 25 de agosto”,
que inclui orientações sobre os procedimentos a adotar pelos CFAE relativamente
à observação de aulas dos docentes cuja progressão foi antecipada por aplicação
do Decreto-Lei n.º 74/2023, de 25 de agosto.
Nota Informativa Reposicionamento dos docentes 2023– FASE 2
Encontra-se publicada a Nota Informativa com o calendário dos procedimentos
relativos ao reposicionamento na carreira docente 2023, Fase 2.
Relembra-se que a referida fase 2 destina-se, exclusivamente, aos docentes que,
à luz do n.º 17 do artigo 31.º do ECD, na redação dada pelo artigo 25.º do
Decreto-Lei n.º 139-B/2023, de 29 de dezembro, cumprem o exigido no n.º 1 do
artigo 2.º da Portaria n.º 119/2018, de 4 de maio.
Extrato da Alteração ao Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) – celebrado entre o
SPLIU e a Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF)
Esta alteração é uma Revisão do contrato coletivo de trabalho celebrado entre
CNEF e o SPLIU, publicado no Boletim do Trabalho e Emprego, 1.ª série, n.º 40,
de 29 de outubro de 2017, com as alterações introduzidas pelo Boletim do
Trabalho e Emprego, n.º 5, de 8 de fevereiro de 2019, e pelo Boletim do Trabalho
e Emprego, n.º 30, de 15 de agosto de 2022, produzindo efeitos nos termos
legais, exceto as tabelas de docentes que produzem efeitos a partir de 1 de
setembro de 2024.
Concurso de Transição de Docentes dos Quadros de Zona Pedagógica – 2023
Estão disponíveis para consulta as listas provisórias de ordenação, de exclusão
e de retirados do concurso de Transição de Docentes dos Quadros de Zona
Pedagógica – 2023.
Período Probatório 2023/2024 (atualização) - publicação listas
Encontra-se publicada a lista de docentes que realizam o Período Probatório e a
Lista de docentes dispensados do Período Probatório, em conformidade com a
redação atual do artigo 31.º do ECD, prevista no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º
139-B/2023, de 29 de dezembro.
Progressão na Carreira
- Listas Definitivas 2023 de Graduação Nacional dos Docentes Candidatos às Vagas
para Acesso aos 5.º e 7.º escalões
Estão disponíveis para consulta as Listas Definitivas de 2023 de Graduação
Nacional dos Docentes Candidatos às Vagas para Acesso aos 5.º e 7.º escalões.
Progressão aos 5.º e 7.º escalões - Listas Provisórias de 2023 - Portaria n.º
29/2018, de 23 de Janeiro
Estão disponíveis para consulta as Listas
Provisórias de 2023 de Graduação Nacional dos Docentes Candidatos às Vagas para
Acesso aos 5.º e 7.º escalões.
Nota Informativa Operacionalização DECRETO-LEI N.º 32-A/2023, DE 8 DE MAIO
(ART.º 44.º) e DECRETO-LEI N.º 74/2023, DE 25 DE AGOSTO
Aplicação, destinada, exclusivamente, a docentes com vínculo contratual a termo
resolutivo e a docentes ingressados na carreira em 2023/2024 a cumprir o Período
Probatório.
Valência em Creche, GR100 - Certificação do Tempo de Serviço, para efeitos de
concurso
Está disponível, na plataforma SIGRHE > Situação Profissional, a aplicação
Certificação de Tempo de Serviço – EPC, através da qual é já possível submeter
os requerimentos para certificação do tempo de serviço prestado na valência
Creche.
Encontra-se publicada a Nota Informativa Período Probatório 2023/2024,
juntamente com a lista de docentes que realizam e a lista de docentes
dispensados do Período Probatório.
Foi emitido no passado dia quatro de Outubro, minutos antes do Telejornal das vinte
horas no Canal 1 da RTP, o
tempo de antena reservado ao SPLIU.
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
INFORMAÇÃO
Decreto-Lei n.º 74/2023 - Concursos de pessoal docente para o ano escolar
2023/2024
Informação relativamente aos concursos de afetação aos quadros de zona
pedagógica, mobilidade interna, externo/contratação inicial e de reserva de
recrutamento. Período Probatório 2023/2024.
Encontra-se publicada a
Nota Informativa - Período Probatório
2023/2024.
INFORMAÇÃO
PROGRESSÃO NA
CARREIRA
Mecanismos de
aceleração de progressão na carreira - DL n.º 74/2023, de 25 de agosto
Encontra-se
disponível na plataforma SIGRHE em Situação Profissional, o Simulador – Regras
especiais para progressão.
Concursos de pessoal docente para o ano escolar 2023/2024
Informação
relativamente aos concursos de afetação aos quadros de zona pedagógica,
mobilidade interna, externo/contratação inicial e de reserva de recrutamento.
Mecanismos de aceleração de progressão na carreira - DL n.º 74/2023, de 25 de
agosto
Carreira docente - Progressão na carreira.
Encontram-se disponíveis a Nota Informativa e FAQs - Mecanismos de aceleração de
progressão na carreira - DL n.º 74/2023, de 25 de agosto.
xtrato
do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) – celebrado entre o SPLIU e a
Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF), publicado no Boletim do
Trabalho e Emprego (BTE) n.º 30 em 15 de agosto de 2022.
Esta Convenção altera e republica o CCT publicado no BTE, 1.ª série, n.º 40, de
29 de outubro de 2017, com as alterações introduzidas pelo BTE, n.º 5, de 8 de
fevereiro de 2019.
Avaliação do Desempenho Docente e Formação Contínua
de Docentes
Foi publicada uma
Nota Informativa
sobre Avaliação do Desempenho Docente e Formação
Contínua de Docentes.
Progressão na Carreira
Recuperação de 2 anos, 9 meses e 18 dias
NOTA INFORMATIVA da DGAE sobre os procedimentos de avaliação:
- para os docentes que progridem ao longo do ano de 2019 e até 31 de julho de 2020 em virtude da recuperação do tempo de serviço, dos 2A 9M e 18D, em qualquer uma das suas modalidades, e que não tenham ainda os restantes requisitos do artigo 37.º do ECD;
Reunião com o Senhor Ministro da Educação gera
expetativas positivas
Recuperação do tempo de serviço perdido e
valorização da docência no centro das atenções
Uma Delegação do SPLIU constituída pelo Presidente, Manuel Monteiro,
Vice-Presidentes, António Carlos e Daniel Rosa e a Delegada Regional de Torres
Vedras, Sara Lourenço, marcaram presença, no dia 18 de abril, pelas 16 horas,
numa reunião com o Ministro da Educação, Professor Fernando Alexandre, com o
Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Mestre Alexandre Homem Cristo, com o
Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Mestre Pedro Dantas
da Cunha e com a Secretária de Estado da Administração Pública, Drª Marisa
Garrido.
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Final do prazo Concursos Interno e Externo
de 24/25:
18h00 de quinta-feira 18 de abril
Depois da solicitação do SPLIU, o MECI prorrogou o prazo para submissão
das candidaturas ao Concurso Interno e ao Concurso Externo de 2024/2025 por 48
horas, até às 18:00 de quinta-feira, do dia 18 de abril.
Lisboa, 16 de abril de 2024
A Direção Nacional
COMUNICADO - 15.04.2024
Período de tempo para os Concursos Nacionais
revela-se insuficiente
SPLIU solicitou à DGAE a prorrogação do prazo
Aquando das negociações sobre as regras do modelo dos concursos de professores,
consubstanciado na publicação do DL nº 32-A/2023, de 8 de maio, o SPLIU
apresentou insistentemente a proposta para que fosse estabelecido um período de
7 dias úteis para a realização dos concursos externo e interno.
A proposta não foi aceite nos termos apresentados pelo SPLIU, mas, ainda assim,
o ME estabeleceu a prerrogativa do prazo mínimo de 5 dias úteis para a
realização dos concursos nacionais.
Com o novo figurino de concursos definido pelo DL nº 32-A/2023, de 8 de maio,
constata-se que o número de docentes envolvidos nos concursos nacionais (externo
e interno), é tendencialmente superior ao verificado em procedimentos concursais
anteriores, motivo pelo qual se verificaram ao longo do dia de ontem, domingo, e
de hoje, segunda-feira, dificuldades de acesso à plataforma informática SIGRHE,
persistentemente congestionada, e que, consequentemente, impossibilitou a
submissão de candidaturas, facto esse, gerador de enorme ansiedade e stress para
os educadores e professores envolvidos nos supracitados concursos.
Dadas as circunstâncias anómalas do funcionamento do SIGRHE, e da consequente
impossibilidade da submissão das candidaturas, o SPLIU solicitou à Senhora
Diretora-Geral da DGAE, a meio da tarde de hoje (15/04), a prorrogação do prazo
para a realização dos concursos, por um período mínimo de mais 48 horas.
Lisboa, 15 de abril de 2024
A Direção Nacional
COMUNICADO - 11.04.2024
SPLIU CONVIDADO PARA REUNIÃO COM O MECI
Após o convite do Senhor Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Professor
Fernando Alexandre, o SPLIU irá marcar presença, no próximo dia 18 de abril,
pelas 16h00, numa reunião a decorrer nas instalações do Ministério da Educação,
na Avenida Infante Santo, nº 2, em Lisboa.
O SPLIU manifestará ao Sr. Ministro e à sua equipa a total disponibilidade para
um diálogo construtivo e para uma efetiva e célere negociação das matérias que
contribuam para uma Escola Pública de qualidade e visem uma classe docente
valorizada e prestigiada.
Lisboa, 11 de abril de 2024
A Direção Nacional
COMUNICADO - 09.04.2024
SPLIU marcou presença na sessão de Informações e
esclarecimentos na DGAE
O prazo para apresentação da candidatura ao Concurso Interno e ao Concurso
Externo é de cinco dias úteis, entre as 10h00 do dia 10 de abril de 2024 e as
18h00 do dia 16 de abril de 2024.
Em véspera do início dos Concursos Interno Externo, a DGAE convidou os
Sindicatos para uma sessão de Informações e esclarecimentos sobre os
supracitados concursos, designadamente, no que se refere à aplicação informática
que os candidatos terão de preencher e submeter.
O SPLIU marcou presença na reunião através dos dois elementos admitidos na
mesma, tomando os mesmos boas notas das informações prestadas, colocando as
questões e produzindo os comentários sobre os aspetos concursais menos claros ou
até mesmo dúbios nas novas regras instituídas pelo DL n° 32-A/2023, de 8 de maio
e no Aviso de Abertura n° 6468-A/2024/2, de 25 de março.
Nas Direções/Delegações Regionais e na Sede Nacional do SPLIU será prestado todo
o apoio necessário aos nossos associados, para a realização do Concurso.
Lisboa, 9 de abril de 2024
A Direção Nacional
COMUNICADO - 05.04.2024
SPLIU espera do novo Ministro da Educação e
Secretários de Estado uma política educativa diferenciadora e reformista
UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE E UMA CLASSE
DOCENTE VALORIZADA E PRESTIGIADA
Com a tomada de posse dos Secretários de Estado, no dia 5 de abril de 2024,
ficou completa a nova equipa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação
liderada pelo Ministro Fernando Alexandre.
O SPLIU aproveita a oportunidade para neste dia saudar a equipa ministerial
que agora entra em funções, e, expressa a sua forte expetativa numa mudança de
atitude governativa, capaz de gerar políticas educativas diferenciadoras e
reformistas, que contribuam decisivamente para uma Escola Pública de qualidade e
uma classe docente valorizada e prestigiada.
Após o convite da Senhora Diretora-Geral, o SPLIU irá marcar presença no próximo dia 9 de abril, pelas 14h30, na reunião destinada à
apresentação do concurso de professores, aberto pelo Aviso n.º 6468-A/2024/2, de
25/03.
Lisboa, 05 de abril de 2024
A Direção Nacional
INFORMAÇÃO - 25.03.2024
Aviso n.º 6468-A/2024/2, de 25 de março
Concursos de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e
secundário para o ano escolar de 2024/2025, nos termos previstos no
Decreto-Lei
n.º 32-A/2023, de 8 de maio.
Reuniu, em Lisboa, a Direção e o Conselho Nacional do SPLIU para fazer uma
análise da dinâmica político-sindical atual e apresentar o relatório de contas
do ano de 2023, o qual foi aprovado por unanimidade.
Foram também debatidas as seguintes matérias, para as quais urge encontrar
soluções céleres e que o SPLIU quer ver rapidamente negociadas com o futuro
Ministro da Educação:
Recuperação integral do tempo de serviço congelado;
Formação inicial de professores e valorização da profissão docente;
Revisão e alteração do regime dos Concursos de Professores;
Revisão e alteração do regime de mobilidade de docentes portadores de
doença incapacitante;
Revisão e alteração do modelo de Avaliação do Desempenho Docente;
Melhores condições de trabalho e horários justos:
Recomposição da carreira - implementação de mecanismos reguladores;
Rejuvenescimento da profissão / Regime especial de aposentação;
Revisão e alteração do regime de administração e gestão das escolas.
Lisboa, 23 de março de 2024
A Direção Nacional
COMUNICADO - 21.03.2024
SPLIU considera que vagas para o
CI não correspondem às necessidades permanentes das escolas
O discurso político do Ministro da Educação em relação à gestão e recrutamento
de educadores e professores, teve sempre como linha condutora a estabilidade do
funcionamento das escolas e dos próprios docentes através da sua fixação a
quadros de agrupamento de escolas. Todavia, o que resulta de uma análise mais
circunstanciada aos dados transportados pela Portaria nº 110-A/2024/1, de 19 de
março, é constatar-se que as mais de 20.000 vagas anunciadas pela tutela em QA/QE
ficam aquém de tal ordem de grandeza, pois se às vagas positivas subtrairmos as
vagas negativas, não se atinge tal objetivo, podendo-se desde logo inferir que
as vagas abertas em QA/QE não correspondem às necessidades permanentes das
escolas.
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COMUNICADO - 18.03.2024
Valorização da profissão docente e
da qualidade educativa
O novo Governo estará obrigado a encontrar soluções
urgentes para valorizar a carreira docente e deste modo promover a atratividade
para a profissão de professor.
O SPLIU, com total disponibilidade para o diálogo, apelará ao novo Ministro da
Educação para, com celeridade, iniciar processos negociais sobre os seguintes
assuntos:
Recuperação integral do tempo de serviço congelado
O SPLIU não se conforma com os mecanismos inventados
por Governos anteriores para a recuperação do tempo de serviço congelado aos
professores. Apesar dos 2 anos, 9 meses e 18 dias concedidos, faltam ainda
recuperar 6 anos, 6 meses e 23 dias de tempo de serviço efetivamente prestado,
reivindicando esta associação sindical independente que seja encontrada a
fórmula para a sua contabilização, podendo-se equacionar vários cenários, quer
no âmbito da progressão na carreira, quer em sede do tempo de serviço
contabilizado para efeitos de aposentação.
O SPLIU reivindica, de forma muito determinada, que o tempo de serviço congelado
ainda não devolvido aos professores, se inicie já em 2024. Esta associação
sindical independente estará apenas disponível para negociar o modo e o prazo
para a recuperação integral do tempo de serviço congelado - 6 anos, 6 meses e 23
dias.
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INFORMAÇÃO - 07.03.2024
ESCLARECIMENTO
Organizações sindicais de docentes não convocaram greve a todo o serviço para
dia 8 de março
Por manipulação do pré-aviso de greve à componente
não letiva de estabelecimento, convocada diariamente pelas organizações
sindicais de docentes desde o início do ano letivo 2023/2024, foi posta a
circular informação, que é falsa, de que teria sido convocada greve a todo o
serviço para o dia 8 de março de 2024.
Esclarece-se que esta informação é falsa, tratando-se
de uma manipulação de parte da imagem de um documento, cuja origem as
organizações sindicais irão apurar.
Mais se informa que os únicos pré-avisos em vigor são
os que têm sido apresentados diariamente, desde o início do ano letivo, por
estas nove organizações sindicais de docentes respeitantes apenas ao
sobretrabalho, às horas de serviço extraordinário e à componente não letiva de
estabelecimento.
Lisboa, 7 de março de 2024
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO - 06.03.2024
REINSCRIÇÃO NA CGA
(PONTO DA SITUAÇÃO)
Assim que o SPLIU recebeu a informação, transmitida pela CGA e pelo IGeFE, de
que foram suspensas as reinscrições de ex-subscritores na CGA, apresentou uma
queixa à Provedoria da Justiça pugnando pela reposição da igualdade para todos
os docentes.
É urgente a manutenção do direito de reinscrição na CGA dos docentes que, tendo
sido subscritores da Caixa antes de 2006-01-01, voltaram após essa data a
desempenhar funções às quais, nos termos da legislação vigente antes da Lei n.º
60/2005, de 29 de dezembro, fosse aplicável o regime da CGA, independentemente
da existência de interrupções temporais entre os períodos de trabalho.
Neste seguimento, o SPLIU tem continuado a conceder apoio individual aos
associados que manifestaram pessoalmente a intenção de recorrer à via judicial.
O SPLIU também já deu entrada no respetivo tribunal com uma ação judicial
coletiva contra o Ministério da Educação e contra a CGA. Todos os associados do
SPLIU, que tenham estado inscritos na CGA antes de 01/01/2006 e que aquando do
reinício de funções em momento posterior tenham perdido a qualidade de
subscritor, estão representados nesta ação judicial.
Lisboa, 6 de março de 2024
A Direção Nacional
COMUNICADO - 26.02.2024
Eleições Legislativas 2024
A informação e o esclarecimento são fundamentais para o exercício do ato cívico
de votar
SPLIU convida os Educadores e Professores a lerem as propostas para a Educação
dos Partidos com assento parlamentar
Na atual conjuntura, de plena campanha eleitoral para as Eleições Legislativas
do próximo dia 10 de março, o tempo dos Partidos políticos apresentarem as suas
propostas para o futuro próximo do País, o SPLIU entende, na sua qualidade de
associação sindical independente, que o melhor serviço que pode prestar aos
Educadores e Professores nesta fase, é de os convidar, em jeito de desafio, a
lerem atentamente os programas eleitorais para a área da Educação dos Partidos
Políticos com assento parlamentar, porque considera este Sindicato, que a
informação e o esclarecimento são fundamentais para o exercício do ato cívico de
votar.
Nesse sentido, o SPLIU produziu um trabalho de pesquisa seletiva, sobre as
propostas com que cada Partido político com assento parlamentar se apresenta aos
eleitores, designadamente, aos Educadores e Professores, para a área da
Educação, com particular enfoque nas medidas preconizadas para a valorização e a
dignificação da profissão docente.
Posicionamento remuneratório de docentes
contratados - ponto 15 das FAQs emitidas pela DGAE
Docentes penalizadas se engravidarem enquanto contratadas
(gravidez de risco ou licença de maternidade)
Está em causa um princípio legal com valor reforçado que é o Direito à
Maternidade
SPLIU dirigiu ao ME missiva de contestação e proposta de solução
O
SPLIU não pode admitir, sequer por mera hipótese, que um direito inalienável de
toda a mulher, seja colocado em causa por regras emanadas por parte do
Ministério da Educação, impregnadas de total ausência de sensibilidade e bom
senso em relação aos mais elementares direitos destas docentes, sem que sejam
ponderadas exceções exigíveis.
Ler mais
INFORMAÇÃO - 12.01.2024
RESULTADO DA LUTA E DA PERSISTÊNCIA
ALTERAÇÕES AO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE:
ARTIGO 25.º DO DECRETO-LEI N.º 139-B/2023, DE 29 DE DEZEMBRO
Ministério da Educação multado por recorrer
persistentemente das decisões dos tribunais
O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu, no passado dia 4 de janeiro, aplicar
uma taxa sancionatória excecional no valor de 2 UC (unidades de conta) por
"persistência do recorrente numa questão que sabe ser decidida em sentido
desfavorável à pretensão que deduz".
O valor da multa será pouco superior a duzentos euros, mas o importante não é o
valor de uma multa que seria, na prática, paga pelos contribuintes, mas o seu
valor simbólico: estamos perante a derrota total e absoluta do Ministério da
Educação, que pretendia anular a declaração de ilegalidade dos serviços mínimos
que foram decretados para as greves realizadas em 2023.
Venceu a Democracia!
Lisboa, 12 de janeiro de 2024
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
Consulte
aqui o
Despacho de não admissão do recurso do ME ao Supremo Tribunal de
Justiça.
COMUNICADO - 12.01.2024
Eleições Legislativas 2024 - Programas Eleitorais
dos Partidos
Propostas do SPLIU para a valorização da profissão
docente e da qualidade educativa
Numa altura em que os Partidos Políticos, estarão, presume-se, a construir o
programa que irão apresentar aos portugueses para as Eleições Legislativas
antecipadas de 10 de março de 2024, o SPLIU - Sindicato Nacional dos Professores
Licenciados pelos Politécnicos e Universidades, considerou oportuno enviar, aos
respetivos líderes, uma missiva com as seguintes preocupações e propostas,
tendentes à valorização da profissão docente e da qualidade educativa.
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INFORMAÇÃO - 03.01.2024
Concurso de Transição de Docentes dos Quadros
de Zona Pedagógica 2023/24
Já se encontra disponível a aplicação eletrónica para candidatura ao concurso
de transição de QZP, entre os dias 3 e 9 de Janeiro (18 horas de Portugal
continental).
ALGUNS ASPETOS RELEVANTES DO ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2024 (aprovado pela Lei
n.º 82/2023, de 29/12)
Duração da mobilidade - As situações de mobilidade existentes à data da entrada
em vigor da presente lei cujo limite de duração máxima ocorra durante o ano de
2024 podem, por acordo entre as partes, ser excecionalmente prorrogadas até 31
de dezembro de 2024 - (art.º 16º);
Integração de estudantes, investigadores e docentes, provenientes de
instituições de ensino superior de Israel, da Faixa de Gaza e da Cisjordânia -
Em 2024, o Governo, em articulação com as instituições de ensino superior,
implementa programas de acolhimento e apoio a estudantes, investigadores e
docentes provenientes de instituições de ensino superior de Israel, da Faixa de
Gaza e da Cisjordânia, visando a solidariedade e inclusão em contexto académico
- (art.º 136º);
Disposições relativas ao financiamento do ensino profissional - (art.º 139º);
Projetos de promoção do sucesso educativo - Em 2024, o Governo desenvolve
projetos regionais de promoção do sucesso educativo, com incidência específica
na região do Algarve - (art.º 140º);
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - (art.º 141º);
Digitalização do ensino português no estrangeiro - (art.º 142º);
Apoio aos professores e aos alunos dos ensinos básico e secundário no acesso ao
serviço de conetividade à Internet - (art.º 143º);
Alargamento da gratuitidade das creches - (art.º 144º);
Pagamento de despesas decorrentes de acidentes de trabalho e de doenças
profissionais - Em 2024, os n.ºs 2 e 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 503/99,
de 20 de novembro, são suspensos, sendo repristinadas as normas que permitem à
Secretaria-Geral do Ministério das Finanças continuar a pagar diretamente aos
interessados as despesas decorrentes de acidentes de trabalho e de doenças
profissionais, sem prejuízo dos pagamentos já efetuados até à entrada em vigor
da presente lei - (art.º 146º);
INFORMAÇÃO - 28.12.2023
Abertura do concurso de transição de docentes vinculados aos quadros de zona
pedagógica
Abertura do concurso de transição de docentes vinculados aos quadros de zona
pedagógica definidos pela Portaria n.º 156 -B/2013, de 19 de abril, para os
quadros de zona pedagógica (anexo II) criados pela Portaria n.º 345/2023, de 10
de novembro, retificada pela Declaração de retificação n.º 30/2023, de 15 de
dezembro.
A candidatura irá decorrer durante 5 (cinco) dias úteis, do dia 03 ao dia 09 de
janeiro de 2024 (disponível até às 18.00h de Portugal continental).
Realizou-se em Lisboa, no dia dezasseis de Dezembro, uma reunião da Direção
Nacional do SPLIU, na qual foram debatidos diversos assuntos relacionados com a
atividade interna do SPLIU, assim como outros temas atuais de natureza sindical.
COMUNICADO - 30.11.2023
Tribunal
da Relação de Lisboa declara ilegais os serviços mínimos
que impediram a greve às avaliações dos anos com exames ou provas finais
Depois de declarados ilegais os serviços impostos, a pedido do ME, para dias de
aulas e também para as avaliações finais dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos, foi
agora divulgado novo Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que declara
ilegais os serviços mínimos impostos à greve às avaliações sumativas finais dos
anos com provas finais ou exames (9.º, 11.º e 12.º anos). O Acórdão foi aprovado
no passado dia 22 de novembro, tendo sido agora enviado às organizações
sindicais de docentes que tinham convocado aquela greve.
Recorda-se que o recurso a serviços mínimos ilegais foi prática do Ministério da
Educação para esvaziar as greves dos professores ao longo de 2023. Em relação às
avaliações finais de todos os anos de escolaridade, os serviços mínimos
requeridos foram além do que a própria lei estabelece, tendo os colégios
arbitrais decidido sempre em função da pretensão do ME, numa aparente prova de
falta de independência em relação ao poder político. Na maior parte das vezes
esse esvaziamento não aconteceu, contudo, no que concerne às avaliações finais,
os professores foram mesmo impedidos de fazer greve, sob ameaça de instauração
de processos disciplinares.
Prova-se assim, infelizmente tardiamente, que os responsáveis do Ministério da
Educação recorreram a expedientes ilegais e antidemocráticos, acrescente-se,
para tentarem inviabilizar a luta dos professores. Apesar de terem conseguido
esvaziar uma ou outra greve, não conseguiram pôr em causa uma luta que
prossegue.
Lisboa, 30 de novembro de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO - 20.11.2023
Em reunião
negocial de fim de ciclo, o SPLIU dirigiu ao ME contestações, questões e pedidos
de esclarecimento
Ainda que o motivo para a realização da reunião negocial no ME, no dia 20 de
novembro, pelas 17h30, incidisse sobre o regime especial de seleção e
recrutamento de docentes das escolas portuguesas no estrangeiro e alteração aos
Artigos 31° e 54° do ECD, o SPLIU não se coibiu de abordar outras matérias
emergentes e com significativa importância na atual conjuntura.
O SPLIU, ainda que reconhecendo que o assunto não se encontra na esfera de
decisão do ME, contestou o facto de a CGA ter procedido à suspensão da
reinscrição dos docentes que reúnem as condições para o efeito, gerando
arbitrariedades e gritantes injustiças.
Ler mais
COMUNICADO - 17.11.2023
SUSPENSÃO DA REINSCRIÇÃO NA CGA – QUEIXA À
PROVEDORIA DE JUSTIÇA
De acordo com informação, que está a ser transmitida pela CGA, foram suspensas
as reinscrições de ex-subscritores, estando a situação em avaliação pelo
Governo.
O SPLIU considera que esta suspensão é geradora de desigualdades entre os
funcionários que já foram reintegrados por força do Ofício Circular n.º 1/2023,
emitido pela CGA, e aqueles que viram agora o seu procedimento de reintegração
ser suspenso, frustrando-se desta forma expetativas legítimas de muitos
potenciais reinscritos por ausência de oportunidade de ação.
Neste seguimento já foi apresentada uma queixa à Provedoria da Justiça para que
seja reposta a igualdade para todos os docentes, de forma a que seja mantido o
direito de reinscrição na CGA aos trabalhadores que, tendo sido subscritores da
Caixa antes de 2006-01-01, voltaram após 2005-12-31 (ou voltem no futuro) a
desempenhar funções às quais, nos termos da legislação vigente antes da referida
Lei n.º 60/2005, de 29 de dezembro, fosse aplicável o regime da CGA,
independentemente da existência de interrupções temporais entre os períodos de
trabalho.
Lisboa, 17 de novembro de 2023
A Direção Nacional
COMUNICADO - 16.11.2023
SPLIU CONVOCADO PARA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO
SINDICAL COM O ME
O SPLIU recebeu uma convocatória para uma reunião de negociação sindical com o
Ministério da Educação, a realizar no próximo dia 20 de novembro, às 17h30, nas
instalações do Ministério, com a seguinte ordem de trabalhos:
1- O regime de vinculação de docentes contratados nas Escolas Portuguesas no
Estrangeiro.
SPLIU repudia a tomada de posição da CGA sobre a
reinscrição de ex-subscritores
Ao ter tido conhecimento da difusão, por parte do
IGeFE,
da informação relativa à suspensão das reinscrições de ex-subscritores na
CGA,
por decisão daquela entidade, sendo referido que a situação está a ser avaliada
pelo Governo, o SPLIU não pode deixar de reagir a esta notícia, repudiando
veementemente tal posição da CGA, porquanto configura a mesma a frustração das
legítimas expetativas de muitos ex-subscritores em condições de serem
reinscritos.
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COMUNICADO - 09.11.2023
ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2024:
Antecipação, para amanhã, da deslocação do
ministro à Assembleia da República, leva à suspensão do protesto de dia 13
(segunda), mas não altera a posição dos professores em relação ao mau orçamento
para a Educação
O
ministro da Educação antecipou a ida à comissão parlamentar de Educação, Ciência
e Cultura, no âmbito do debate sobre o Orçamento do Estado para 2024, para
amanhã, dia 10 de novembro, pelas 9:00 horas. Essa antecipação em cima da hora,
leva a que as organizações sindicais de docentes suspendam a realização da
manifestação e posterior concentração junto à AR no dia 13, segunda-feira, a
partir das 14:30 horas. Nesse dia, simultaneamente à prestação do ministro, os
professores iriam protestar pelo facto de a proposta de OE2024 não apontar para
a resolução dos problemas vividos na Educação, mas apenas para a sua gestão e,
por esse motivo, arrastando-os por mais um ano, o que provocará o agravamento de
muitos deles.
Aguarda-se, ainda, a decisão do Senhor Presidente da República sobre a eventual
dissolução da Assembleia da República e, a ser esse o caminho, o que acontecerá
à atual proposta de OE2024, contudo, as organizações sindicais de docentes ASPL,
FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU estarão atentas às
posições que os partidos políticos irão apresentar, seja no âmbito do Orçamento
para a Educação (este ou outro que o substitua), seja, em próximas eleições, aos
compromissos que assumirão em relação a este importante setor da vida nacional,
designadamente no que concerne às condições de funcionamento das escolas e aos
seus profissionais.
A recuperação do tempo de serviço perdido para efeitos de carreira será
reivindicação de topo, no entanto, as exigências dos professores não se limitam
ao tempo de serviço, centrando-se, também, na eliminação da precariedade, na
regularização dos horários e melhoria das demais condições de trabalho, no
inadiável rejuvenescimento da profissão ou na aprovação de um regime justo e
adequado de mobilidade por doença.
Lisboa, 9 de novembro de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO - 08.11.2023
Organizações sindicais de docentes mantêm protesto
de 13 de novembro!
Primeiro Ministro demitiu-se, mas Assembleia da
República mantém-se em funções e calendário de aprovação do OE 2024 não foi
suspenso
O Primeiro-Ministro demitiu-se, no entanto, o governo continua em funções e a
Assembleia da República não foi dissolvida. Como tal, o calendário de aprovação
do Orçamento do Estado para 2024, um orçamento que também é mau para a Educação,
continua em vigor e o protesto dos professores contra este OE mantém-se mais do
que justificado e indispensável.
Assim, no dia 13, o ministro da Educação estará na Assembleia da República, na
comissão parlamentar da especialidade, a defender o indefensável: as verbas que
o OE destina à Educação. Os docentes, com as suas organizações sindicais,
estarão na rua a exigir o indispensável: um efetivo investimento na Educação,
que valorize a Escola Pública e os seus profissionais.
Falta saber qual a decisão do Presidente da República em relação ao futuro
imediato da Assembleia da República, se a mantém em funções, designadamente para
o debate de especialidade e a aprovação final do OE 2024; se a dissolve já,
convoca eleições e deixa a aprovação de um OE para 2024 para o futuro
Parlamento. Isso, contudo, só se saberá na quinta-feira depois da reunião do
Conselho de Estado.
Seja como for, o que se sabe hoje é que a Assembleia da República mantém
funções, o Orçamento seguirá os seus próprios trâmites, com vista à aprovação, e
os professores com razões reforçadas, no dia 13 irão para a rua exigir um
Orçamento que coloque a Educação como prioridade.
Lisboa, 8 de novembro de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO - 30.10.2023
Regras especificas da aquisição de habilitação
profissional para a docência não resolvem o problema da falta de professores
Anteprojeto de Decreto-Lei – Revisão e Alteração
do DL nº 79/2014, de 14 de maio – Regime Jurídico de Habilitação Profissional
para a Docência
Nesta reunião de negociação suplementar realizada no dia 30 de outubro, o SPLIU
reafirmou, uma vez mais, que não será com a implementação de regras especificas
da aquisição de habilitação profissional para a docência, que se irá resolver o
problema da falta de professores.
Ler mais
O
Ministério da Educação aprazou uma reunião de Negociação Suplementar, sobre o
regime das habilitações para a docência, para o dia 30 de outubro, às 17h30, nas
instalações do Ministério da Educação sitas na Avª Infante Santo, nº 2.
Nesta reunião, o SPLIU reafirmará, uma vez mais, que não será a implementação de
regras especificas facilitadoras da aquisição de habilitação profissional para a
docência que irá ser a via eficaz e eficiente para resolver o problema da falta
de professores.
O SPLIU voltará a insistir na urgência deste Governo calendarizar outras
reuniões de negociação sindical sobre matérias essenciais, (a recuperação do
tempo de serviço, a revisão e alteração do modelo de avaliação do desempenho, a
eliminação das quotas e vagas, a resolução dos problemas da monodocência, a
adequação dos horários de trabalho, ...) que visam a valorização da docência, de
forma a torná-la uma profissão atraente.
Lisboa, 23 de outubro de 2023
A Direção Nacional
COMUNICADO - 20.10.2023
Tribunal da Relação de Lisboa, mais uma vez, dá razão às organizações sindicais
de docentes:
Serviços mínimos impostos à greve às avaliações finais de 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e
10.º anos foram ilegais
O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu do recurso interposto sobre a decisão do
colégio arbitral que decretou serviços mínimos para as greves dos docentes no
processo 27/2023/DRCT-ASM, onde estava em causa a greve às avaliações finais dos
5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, que decorreu entre os dias 15 e
23-06-2023.
Em síntese, o Tribunal da Relação de Lisboa entende que o recurso procede,
reconhecendo a razão das organizações sindicais: os serviços mínimos decretados
foram ilegais, porque desnecessários e violadores do princípio da
proporcionalidade.
Trata-se de uma nova vitória judicial das organizações sindicais que convocaram
a greve e viram, mais uma vez, ilegalmente, serem impostos serviços mínimos a
pedido do Ministério da Educação. Esta decisão reforça a acusação que tem sido
feita aos responsáveis do Ministério da Educação de recorrerem a expedientes
antidemocráticos para impedirem os professores de exercerem o direito à greve,
contando, para o efeito, com as decisões que são proferidas por colégios
arbitrais que, na maior parte das vezes, se limitam a repetir decisões de
colégios arbitrais anteriores. Desta decisão não há lugar a recurso, pois
estando na origem um acórdão de colégio arbitral (correspondente a tribunal de
1.ª instância), a única instância de recurso é o Tribunal da Relação.
Há ainda outros recursos em tribunal, relativos a outras greves para as quais
também foram decretados serviços mínimos que as organizações consideram ilegais.
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO - 17.10.2023
Organizações sindicais de docentes reuniram hoje, 17 de outubro e reafirmam:
OE2024 não dá resposta aos problemas das escolas e dos professores, pelo que a
luta irá continuar
As
afirmações do Primeiro-ministro em 2 de outubro, o silêncio tanto do ministro da
Educação, como do ministro das Finanças na apresentação da proposta de OE2024 e
o chumbo no Parlamento, em 4 de outubro, de todos os projetos que visavam
valorizar a profissão docente, faziam antever que a Educação e os seus
profissionais, uma vez mais, não seriam contemplados com as verbas
indispensáveis para a sua inadiável valorização. No caso do pessoal docente, as
verbas indispensáveis para recuperar os que abandonaram a profissão e atrair os
jovens que fazem a sua opção de vida. Isso confirmou-se com a divulgação da
proposta de OE para 2024: a Educação tem um crescimento que se limita a
acompanhar a inflação; em relação aos docentes, para além da insuficiente
atualização salarial, tendo em conta a desvalorização dos últimos dois anos e o
valor previsto da inflação para o próximo, as medidas que o governo teve de
tomar, a maior parte delas por imposição de diretiva comunitária (índices
salariais do pessoal contratado e vinculação), serão pagas com a verba libertada
pelos cerca de 4000 docentes que se aposentarão em 2024. Portanto, o que teremos
não será um orçamento de investimento, mas de gestão da falta dele.
Face a esta situação, as organizações sindicais ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM,
SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU, reunidas hoje, 17 de outubro, consideram
que a luta não deve parar e, nesse sentido, decidiram, para já:
- Manter e reforçar a mobilização dos professores e dos educadores para as
greves em curso ao sobretrabalho, horas extraordinárias e componente não letiva
de estabelecimento;
- Prosseguir com a realização de reuniões de escola, nas quais são aprovadas
tomadas de posição, posteriormente enviadas a diversas entidades, entre outras,
ao Ministério da Educação;
- Realizar duas concentrações e desfile em 13 de novembro, data em que o
ministro e o secretário de estado da Educação estarão na Assembleia da República
para defender o orçamento para a Educação. A concentração inicial terá lugar às
14:30 horas frente à Basílica da Estrela, de onde os professores e os educadores
sairão em desfile até se concentrarem, de novo, frente à Assembleia da
República.
Sem prejuízo de iniciativas que cada organização possa levar por diante, ASPL,
FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU irão agora
discutir outras ações convergentes a concretizar, caso o Primeiro-ministro
mantenha "indisponibilidade de agenda" para receber as organizações; ações que
poderão passar por momentos de permanência continuada junto à sua Residência
Oficial.
Nesta reunião, as organizações assinalaram o cada vez maior isolamento do
governo, designadamente do Primeiro-ministro e dos ministros da Educação e das
Finanças, em relação à justíssima recuperação do tempo de serviço que continua
congelado. Depois das posições tornadas públicas pelo Presidente da República e
de o maior partido da oposição, acompanhando posições de outros partidos, ter
defendido a recuperação faseada do tempo de serviço, agora foi o deputado do PS,
Pedro Nuno Santos, a assumir publicamente posição semelhante.
Seria altura de o governo sair do seu casulo e aceitar desenvolver um processo
negocial que permita essa recuperação de forma faseada. Estando a decorrer a
discussão do OE2024, esta é oportunidade para se iniciar tal recuperação, com
verbas inscritas para o primeiro momento do faseamento. Não devem o governo e o
Primeiro-ministro continuar reféns de uma posição que assumiram em 2019, noutro
momento, noutra conjuntura e noutra Legislatura para, teimosamente, recusarem
esta medida que, mais tarde ou mais cedo, se tornará inevitável, pois os
professores não abrem mão daquilo que é seu: o tempo de serviço que cumpriram.
Lisboa, 17 de outubro de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO - 10.10.2023
É dever do Governo valorizar a profissão de
professor para atrair jovens candidatos e termos professores qualificados e
motivados
Anteprojeto de Decreto-Lei – Revisão e Alteração
do DL nº 79/2014, de 14 de maio – Regime Jurídico de Habilitação Profissional
para a Docência não obtém o acordo do SPLIU
Em reunião realizada no dia 10 de outubro com o ME, no que se refere à matéria
agendada para negociação do anteprojeto de Decreto-Lei – Revisão e Alteração do
DL nº 79/2014, de 14 de maio – Regime Jurídico de Habilitação Profissional para
a Docência, o SPLIU reafirmou que qualquer alteração nesta importante área da
Educação, a mesma deverá visar o objetivo primordial de melhorar a qualidade das
práticas letivas e não letivas dos docentes, de criar condições para atrair os
jovens mais qualificados para esta profissão, de modo a visar-se um ensino de
excelência direcionado para o sucesso educativo dos alunos.
Ler mais
Mais de 80% de adesão, cerca de 90% de escolas sem aulas.
Grande resposta de luta deram os professores ao governo e à sua maioria
absoluta!
A lista de estabelecimentos sem aulas, hoje, 6 de outubro, é muito extensa.
Mesmo em vários dos que se mantiveram a funcionar, os níveis de adesão dos
professores não deixa dúvidas de que os professores e os educadores não toleram
a forma como são destratados pelo Primeiro-Ministro, pelo governo em geral e os
ministros das Finanças e da Educação em particular, bem como pela maioria
absoluta do PS que, na véspera do Dia Mundial do Professor, decidiu manifestar o
seu "reconhecimento" pela profissão docente chumbando todas as iniciativas
parlamentares que visavam valorizar uma profissão que, a não ser valorizada,
perderá ainda mais profissionais e não atrairá os jovens. A consequência será a
crescente falta de professores qualificados nas escolas, que se repercutirá nas
aprendizagens dos alunos. É por isso que a luta que os professores travam não é
apenas sua, mas de todos os portugueses que, em significativa maioria, têm
apoiado as justas reivindicações dos seus professores.
No primeiro dia da Semana Europeia dos Professores, António Costa veio rejeitar,
mais uma vez, a possibilidade de se encontrar um modelo faseado de recuperação
do tempo de serviço cumprido pelos professores, como se a quebra de equidade não
fosse a que decorre da discriminação que sobre os professores se abate. Na
véspera do Dia Mundial do Professor foi o grupo parlamentar do PS, como se
lembra antes, a chumbar todos os projetos (de lei ou de resolução) de iniciativa
parlamentar que visavam dignificar e valorizar os profissionais docentes e, em
alguns casos, também os não docentes.
Dada esta resposta de luta pelos professores e educadores, que compreenderam os
motivos por que as suas organizações sindicais representativas – ASPL, FENPROF,
FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU – convocaram esta greve,
aguarda-se, agora, a proposta de Orçamento do Estado para 2024 que será entregue
pelo governo à Assembleia da República na próxima terça-feira, dia 10 de outubro.
Ela ditará o que se irá passar a seguir. Se houver disponibilidade para iniciar,
progressiva e faseadamente, a resolução de problemas que se arrastam e agravam
pela falta de soluções, o Ministério da Educação contará com a inteira
disponibilidade dos docentes e das suas organizações sindicais para dialogar e
negociar; se continuar a ser um OE que passa ao lado da Educação e dos problemas
das escolas e dos professores, nesse caso a luta vai continuar, tão ou mais
forte do que no ano letivo transato. Cabe ao Ministério da Educação e ao governo
optar. Infelizmente, os sinais que vão chegando não deixam os professores
otimistas, mas se alguém pensa que a intransigência dos governantes levará os
professores a baixar os braços, está redondamente enganado. Os professores não
toleram a desconsideração e o desrespeito a que têm sido votados, pelo que
continuarão a lutar pela profissão, pela Escola Pública e por uma Educação de
qualidade.
Lisboa, 6 de outubro de 2023
As organizações sindicais de docentes
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
PRÉ-AVISO DE GREVE NACIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES
DAS ZERO ÀS VINTE E QUATRO HORAS DE 6 DE OUTUBRO DE 2023
Professores e Educadores exigem soluções e não toleram
continuar a ver
desvalorizada a profissão e agravadas as condições de trabalho
SPLIU presente na inauguração de Outdoor, em Viseu
A luta continua pela valorização da profissão docente
Hoje, o SPLIU esteve, mais uma vez, na rua a lutar pela valorização da profissão
docente e pela recuperação do tempo de serviço, 6 anos, 6 meses e 23 dias, bem
como outros aspetos importantes para a carreira docente como, por exemplo, a
criação de condições dignas para @s educador@s e professor@s. Neste sentido, e
em convergência com as outras 8 organizações sindicais, e na cidade de Viseu, na
Avenida da Europa, participou na inauguração de um Outdoor com a seguinte
mensagem; “Pela Escola Pública – A Luta continua/Faltam Professores. É urgente
valorizar a Profissão.” Este é apenas um dos muitos Outdoors que estarão
presentes de norte a sul, desde a A28, até à A2, por forma a alertar a população
para o abandono e precariedade a que o Ministério da Educação colocou a Escola
Pública.
Este evento está inserido na luta que o SPLIU está a realizar nesta semana (de 2
a 6 de outubro) por um Ensino digno, uma Profissão Docente respeitada na Escola
Pública trazendo, uma vez mais, neste início de ano letivo a sua voz para a rua,
numa semana em que se quer um debate intenso e profícuo pela Educação em
Portugal. Amanhã comemora-se o Dia Mundial do Professor e, na 6.ª feira, dia 6
de outubro, culminará com uma enorme greve nacional de Educadores e Professores
nas Escolas.
Lisboa, 4 de outubro de 2023
A Direção Nacional
COMUNICADO -
04.10.2023
Professores e Educadores em Greve pela Profissão e pela Escola Pública
6 de outubro de 2023
O governo continua a não atender às propostas das organizações sindicais de
professores, que visam valorizar a profissão docente e melhorar as suas
condições de trabalho:
- a carreira docente não foi recomposta;
- a precariedade não foi eliminada;
- os abusos e as ilegalidades nos horários de trabalho arrastam-se;
- o envelhecimento da profissão não para de aumentar;
- o desumano regime de Mobilidade por Doença não foi alterado;
- a abertura do ano letivo 2023-2024 foi das piores dos últimos anos;
- há escolas em que falta um elevado número de professores e alunos a quem
faltam vários professores;
- não se apresentam medidas para resolver os problemas da monodocência;
- obrigam-se professores com anos de experiência a fazer um inútil período
probatório;
- não foi eliminada a carga burocrática que pende sobre os professores; as
escolas perderam horas do seu crédito global;
- movem-se processos e expedientes que visam impedir ou constranger a ação
sindical e a luta dos professores...
- cereja no topo do bolo, o ME pretende baixar o nível da formação inicial de
docentes.
O governo e o Ministério da Educação não respeitam os professores; não respeitam
quadros legais que vigoram e impõem a sua discriminação relativamente a outros
docentes e a outros trabalhadores.
As organizações sindicais de docentes têm demonstrado a máxima disponibilidade
para negociarem soluções para os problemas, aceitando a sua aplicação faseada
quando as mesmas acarretem custos de maior peso. Contudo, Ministério da Educação
e governo, não estão abertos à negociação dessas soluções, rejeitando as
propostas e a disponibilidade das organizações sindicais.
Não é tolerável esta situação e a greve que se convoca para 6 de outubro, último
dia da Semana Europeia dos Professores e dia seguinte ao Dia Mundial do
Professor é um grito de alerta aos governantes, no sentido de mudarem a atitude
que têm mantido até agora, de confronto com os professores.
Poucos dias depois desta greve será apresentada na Assembleia da República a
proposta de Orçamento do Estado para 2024. Se nela não estiverem contempladas
verbas para responder aos problemas que os professores querem ver resolvidos,
então, de grito de alerta, a greve de 6 de outubro passará, apenas, a ser a
primeira do presente ano letivo, dando continuidade ao processo de luta que há
muito os professores vêm desenvolvendo. A escolha é do governo e do Ministério
da Educação!
As organizações sindicais de docentes
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO -
03.10.2023
PLENÁRIO NACIONAL JUNTO À RESIDÊNCIA OFICIAL DO PRIMEIRO-MINISTRO
OS PROFESSORES E EDUCADORES NÃO DESISTEM E VÃO CONTINUAR A LUTAR PELOS
SEU DIREITOS
Neste Plenário Nacional o SPLIU apelou para a necessidade de reforçar e
prosseguir a luta pela valorização da profissão pois apesar de alguns objetivos
alcançados, com a força dos professores e educadores e dos seus sindicatos, há
muitas matérias importantes que necessitam de resolução.
O SPLIU relembrou que não se trata apenas da recuperação dos 6 anos 6 meses e 23
dias, “ o seu a seu dono” mas, também, da resolução urgente das ilegalidades nos
horários de trabalho dos professores, da alteração do modelo de avaliação do
desempenho docente, da eliminação das quotas e vagas para progressão na
carreira, da criação de um regime especifico de aposentação, do regime da
mobilidade por doença, da resolução dos problemas da monodocência, de entre
muitas outras matérias a que esta governo terá de dar resposta, de modo a
valorizar a profissão, torna-la atrativa e, desta forma poder atrair professores
qualificados para as escolas.
A luta dos professores continua com mensagem dirigida aos portugueses e às
portuguesas;
iniciativa será apresentada em Viseu, amanhã 4 de outubro (11:30), Avenida
Europa.
Os portugueses e as portuguesas têm demonstrado compreensão para com as
reivindicações dos professores e apoio à sua luta. Isso tem sido visível nas
escolas, no contacto com os professores e os seus sindicatos nos dias de luta,
mas também em estudos de opinião que têm sido divulgados pela comunicação
social.
Por este motivo, compete aos professores e aos seus sindicatos continuarem a
esclarecer os estudantes, as famílias e a população em geral sobre as razões da
luta e quais as reivindicações que, se fossem satisfeitas, teriam um forte
efeito no grave problema da falta de professores, mitigando-o e, em muitos
casos, resolvendo-o. Textos que são entregues aos pais, encarregados de educação
e portugueses/as em geral ou faixas e pendões com mensagens à porta das escolas
têm sido os meios mais frequentemente utilizados. Desta vez a mensagem passará
nas principais vias de circulação automóvel, de norte a sul, com a colocação de
outdoors, que vão da A28, no Minho, até à EN 125 no Algarve, passando, entre
outras, por A1, A8 ou A2, aí permanecendo ao longo do 1.º período letivo.
A apresentação da iniciativa e seus objetivos será feita em Viseu, junto a um
dos outdoors, estando presentes representantes das 9 organizações promotoras
desta mensagem aos portugueses e às portuguesas:
Viseu, Avenida Europa
(lado contrário ao Tribunal, um pouco adiante)
4 de outubro - 11:30 horas
Neste dia, nas escolas, os professores aprovarão tomadas de posição contendo as
suas reivindicações que serão enviadas ao Ministério da Educação. Em algumas
escolas concentrar-se-ão, durante alguns minutos, junto à porta em sinal de
protesto pela falta de respostas do Ministério da Educação e do Governo.
COMUNICADO -
03.10.2023
Anteprojeto de Decreto-Lei – Revisão e Alteração
do DL nº 79/2014, de 14 de maio – Regime Jurídico de Habilitação Profissional
para a Docência
Em reunião realizada no dia 2 de outubro com o ME, no que se refere à matéria
agendada para negociação do anteprojeto de Decreto-Lei – Revisão e Alteração do
DL nº 79/2014, de 14 de maio – Regime Jurídico de Habilitação Profissional para
a Docência, o SPLIU defendeu que os mecanismos de acesso aos cursos via ensino,
que formam professores qualificados nos vários domínios da prática educativa
para todos os níveis de ensino, deverá ser rigorosa e muito exigente, de forma a
visar a excelência e o mérito na formação dos futuros professores e a sua
valorização.
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COMUNICADO -
02.10.2023
Concentração e Plenário Nacionais junto à
Residência Oficial do Primeiro-Ministro
3 de outubro - 11:30 horas
Professores exigem do Primeiro-Ministro e do Governo soluções para os problemas!
São muitos os problemas que afetam as escolas e, neste início de ano letivo, há
um que se destaca: a falta de professores nas escolas, principalmente nas
regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, problema que se poderá
estender ao restante território, pelo menos em algumas disciplinas, à medida que
o ano letivo avance e milhares de docentes se aposentem.
À falta de professores não são alheios problemas como, entre outros: a
desvalorização dos salários não apenas decorrente de atualizações de valor
inferior ao da inflação, como da não contagem do tempo de serviço cumprido parta
efeitos de enquadramento na carreira; a especulação a que hoje se assiste no
custo da habitação, bem como o elevado custo dos combustíveis, não existindo
apoios que permitam a deslocação dos docentes para áreas distantes da sua
residência e eventual fixação; a precariedade e instabilidade que não foram
resolvidas com o modelo de concurso em vigor; a recusa de mobilidade por doença
a docentes que se veem obrigados a recorrer a baixa média; as condições de
trabalho, desde logo os horários que são esmagadores, ultrapassando largamente
os limites legalmente estabelecidos; o envelhecimento da profissão e, por esse
motivo, a existência de um maior número de situações de doença, numa profissão
em que o Estado não aplica as regras que vigoram sobre Saúde e Segurança no
Trabalho.
As organizações sindicais de professores não exigem que tudo se resolva de uma
só vez, mas não abdicam de discutir e negociar soluções que deem resposta aos
problemas até ao final da atual legislatura, contestando a indisponibilidade do
ME/Governo para processos negociais em torno dos aspetos acima referidos. O
Ministro da Educação, repetidamente, afirma que reúne com as organizações
sindicais, contudo, os problemas não se resolvem só por se realizarem reuniões,
é necessário que delas resultem soluções, o que não tem acontecido.
Face à falta de respostas do Ministério da Educação, nesta Semana Europeia dos
Professores, as organizações sindicais ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU,
SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU dirigir-se-ão ao Primeiro-Ministro reclamando
respostas que do Ministério da Educação não surgem. Assim, no dia 3 de outubro,
a uma semana da apresentação da proposta de lei do Orçamento do Estado para
2024, professores e educadores vão concentrar-se junto à Residência Oficial do
Primeiro-Ministro, a quem solicitaram uma audiência para colocarem as questões
que consideram pertinentes, como para entregar a Moção que os professores e
educadores presentes aprovarem nesta Concentração/Plenário. Lembramos, entre
outras ações que decorrerão ao longo da semana, que ela terminará com uma Greve
Nacional em 6 de outubro.
Lisboa, 2 de outubro de 2023
As organizações sindicais de docentes
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
INSTITUCIONAL - 30.09.2023
REUNIÃO DA DIREÇÃO NACIONAL DO SPLIU
Realizou-se em Lisboa, no dia trinta de Setembro, uma reunião da Direção
Nacional do SPLIU, na qual foram debatidos diversos assuntos relacionados com a
atividade interna do SPLIU, assim como outros temas atuais de natureza sindical.
COMUNICADO -
21.09.2023
SPLIU CONVOCADO PARA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO SINDICAL COM O ME
O SPLIU recebeu uma convocatória para uma reunião de negociação sindical com o
Ministério da Educação, a realizar no próximo dia 2 de outubro, às 17h30, nas
instalações do Ministério, com a seguinte ordem de trabalhos:
1 - O Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, que aprova o
regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação
pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.
Lisboa, 21 de setembro de 2023
A Direção Nacional
COMUNICADO -
12.09.2023
Novo ano letivo
arranca com problemas antigos por resolver
Cumprindo-se o calendário definido pelo Ministério da Educação, o
início da atividade letiva nas escolas verificar-se-á entre o dia 12 e 15 de
setembro, e, por isso, o SPLIU não pode deixar de saudar os educadores e
professores, desejando-lhes um ótimo ano de trabalho docente, não podendo, desde
já, desperdiçar a oportunidade para apelar à sua forte determinação na luta que
necessariamente terá de ser levada a efeito contra a inflexibilidade do Governo
e a intransigência negocial do Ministro da Educação, na resolução dos muitos
problemas que afetam a profissão docente.
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COMUNICADO -
08.09.2023
Segunda-feira, em todo o país, sindicatos começam
a afixar mensagem dirigida à comunidade educativa
Em Luta pela Escola Pública!
Faltam Professores. É necessário valorizar a
Profissão e atrair os jovens
Integradas no calendário das ações que serão realizadas na abertura do ano
letivo, os sindicatos que convergem na ação pela profissão e pela Escola Pública
(ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU) realizam
na próxima segunda-feira, 11 de setembro, pelas 10:30 horas, ações de afixação
de materiais (pendões e MUPIs) em todo o país, em locais públicos, nas escolas e
sedes de agrupamento de escolas.
Estes materiais de informação e propaganda dirigem-se às comunidades educativas
locais, alertando para a necessidade de mobilização em defesa da escola pública
e, em particular, para a compreensão do problema da falta de professores que é
consequência de políticas de desvalorização da profissão docente.
Complexificação dos processos de trabalho, com uma enorme burocratização do
trabalho docente, falta de condições de trabalho, degradação de edifícios e dos
equipamentos, insuficiente investimento na sua modernização, manutenção de uma
elevada precariedade laboral, baixos salários e baixas perspetivas de
valorização das pensões de aposentação, destruição da carreira, incluindo,
bloqueamento no acesso aos escalões de topo, elevado desgaste físico e psíquico,
inexistência de um regime de gestão promotor da participação dos professores nos
níveis de decisão e uma crescente dependência de “vontades” conjunturais das
autarquias, entre outros aspetos, somam razões para que o número de jovens que
querem ingressar na profissão docente seja muito reduzido, o que é uma ameaça
para o futuro que tem de ser encarada com seriedade. Este é, hoje, sem dúvida,
um dos grandes problemas que afetam todo o sistema educativo.
Por esta razão, os sindicatos que integram esta convocatória, convidam os/as
senhores/as jornalistas e os seus órgãos de comunicação social a acompanhar as
iniciativas que se realizarão em diversos pontos do país (todas as capitais de
distrito), a partir das 10:30 horas, designadamente:
Viana do Castelo: Escola Secundária de
Monserrate
Braga: Escola Secundária D. Maria II
Porto: Conservatório de Música / Escola
Secundária Rodrigues de Freitas
Com a presença do Secretário-Geral Adjunto da FENPROF, Francisco Gonçalves,
do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, da Vice Secretária-geral do
SINDEP, Patrícia Ribeiro e da Presidente do SIPE, Júlia Azevedo
Vila Real: Escola Secundária Diogo Cão
Bragança: Escola Secundária Emídio Garcia
Aveiro: Escola Secundária Dr. Mário Sacramento
Aveiro (São João da Madeira): Escola Secundária
João da Silva Correia
Castelo Branco: Escola Secundária Amato Lusitano
Castelo Branco: Escola Secundária Frei Heitor
Pinto, Covilhã
Viseu: EB 1,2 João de Barros
Coimbra: EB 2,3 Martim de Freitas
Com a presença do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, e da Vice
Secretária-geral do SINDEP, Mariana Lopes
Guarda: Escola Secundária Afonso de Albuquerque
Leiria: Escola Secundária Francisco Rodrigues
Lobo
Santarém (Tomar): Escola Secundária Jácome
Ratton
Lisboa: Escola Secundária António Arroio
Com a presença da Presidente da ASPL, Fátima Ferreira, do Secretário-Geral
Adjunto da FENPROF, José Feliciano Costa, do Presidente da Pró-Ordem, Filipe
do Paulo, do Vice-presidente do SEPLEU, Rui Salvado, do Presidente do SINAPE,
Francisco Pinto, do Vice Secretário-geral do SINDEP, Luís Lopes, e também do
Presidente do SPLIU, Manuel Monteiro
Setúbal: Escola Secundária António Gedeão
Portalegre: Escola Secundária Mouzinho da
Silveira
Évora: Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Malagueira)
Beja: Escola Básica Mário Beirão
Faro: EB 2,3 D. Afonso III
Lisboa, 8 de setembro de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
COMUNICADO -
08.09.2023
SPLIU reúne Dirigentes e Delegados Sindicais para
preparação do novo ano sindical
Porque as circunstâncias assim o exigem, o SPLIU não perdeu tempo no início do
ano escolar 2023/2024, e levou a efeito logo no dia 7 de setembro, uma reunião
de Dirigentes e Delegados Sindicais, para análise retrospetiva das principais
incidências verificadas na profissão docente no passado recente (2022/2023), e a
preparação do novo ano de ação sindical.
Numa reunião bastante participada e dinâmica, o SPLIU procedeu ao balanço das
negociações realizadas com o ME na legislatura em curso, efetuou um diagnóstico
dos principais problemas que afetam os docentes no exercício da sua profissão,
definiu as principais reivindicações a curto e médio prazo, e apresentou as
ações de luta já programadas, em convergência com as outras estruturas sindicais
que integram a Plataforma de Sindicatos de Professores, para o arranque deste
ano letivo.
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Aviso n.º 8226-A/2024/2 - Diário da República
n.º 76/2024, Suplemento, Série II de 2024-04-17 -
Educação, Ciência e Inovação - Direção-Geral da Administração
Escolar. Altera o Aviso n.º 6468-A/2024/2, publicado no Diário da
República, 2.ª série, n.º 60, suplemento, de 25 de março de 2024 (o
Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prorrogar por 48
horas, até às 18:00 de quinta-feira, dia 18 de abril, o prazo para
submissão das candidaturas ao Concurso Interno e ao Concurso Externo
2024/2025.)
Despacho n.º 3260/2024 - Diário da República
n.º 62/2024, Série II de 2024-03-27 - sidência do
Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro. Concede
tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas
nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais
ou desconcentrados, e nos institutos públicos no período da tarde de
Quinta-Feira Santa, dia 28 de março de 2024.
Aviso n.º 6468-A/2024/2 - Educação
- Direção-Geral da Administração Escolar. Concursos de educadores de
infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano
escolar de 2024/2025, nos termos previstos no
Decreto-Lei n.º
32-A/2023, de 8 de maio.
Despacho n.º 3025/2024 - Diário da República
n.º 58/2024, Série II de 2024-03-21 - Educação - Gabinete
do Ministro da Educação. Altera o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de
julho, que aprova o calendário escolar, para os anos letivos de
2022‑2023 e de 2023‑2024, dos estabelecimentos públicos de
educação pré‑escolar e dos ensinos básico e secundário, dos
estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o
calendário de provas e exames.
Portaria n.º 66/2024 - Diário da República n.º
36/2024, Série I de 2024-02-20 - Trabalho, Solidariedade
e Segurança Social. Portaria de extensão das alterações do contrato
coletivo entre a Confederação Nacional das Instituições de
Solidariedade - CNIS e a Federação Nacional dos Sindicatos dos
Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais - FNSTFPS.
Portaria n.º 65/2024 - Diário da República n.º
36/2024, Série I de 2024-02-20 - Trabalho, Solidariedade
e Segurança Social. Portaria de extensão das alterações do contrato
coletivo entre a Confederação Nacional das Instituições de
Solidariedade - CNIS e a FEPCES - Federação Portuguesa dos
Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços e outros.
Despacho n.º 1358/2024 - Diário da República
n.º 25/2024, Série II de 2024-02-05 - Presidência do
Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro. Concede
tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas
nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais
ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 13 de
fevereiro de 2023.
Resolução da Assembleia da República n.º
14/2024 - Diário da República n.º 20/2024, Série I de
2024-01-29 - Assembleia da República. Recomenda ao Governo que adote
medidas que promovam a integração em instituições de ensino
nacionais de estudantes, investigadores e docentes provenientes de
instituições de ensino superior de Israel, da Faixa de Gaza e da
Cisjordânia.
Despacho Normativo n.º 2/2024 - Diário da
República n.º 17/2024, Série II de 2024-01-24 - Educação
- Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Procede à terceira
alteração do Despacho Normativo n.º 10-A/2018, publicado no Diário
da República, 2.ª série, n.º 116, suplemento, de 19 de junho de 2018
(Estabelece o regime de constituição de grupos e turmas e o período
de funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino no âmbito
da escolaridade obrigatória).
Despacho n.º 12959-A/2023 - Diário da
República n.º 242/2023, 2º Suplemento, Série II de 2023-12-18
- Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do
Primeiro-Ministro. Concede tolerância de ponto aos trabalhadores que
exercem funções públicas nos serviços da administração direta do
Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos
públicos nos próximos dias 26 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de
2024.
Declaração de Retificação n.º 30/2023 - Diário
da República n.º 241/2023, Série I de 2023-12-15 -
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral. Retifica a
Portaria n.º 345/2023, de 10 de novembro, que procede ao
redimensionamento do âmbito geográfico dos quadros de zona
pedagógica e extingue os quadros de zona pedagógica criados pela
Portaria n.º 156-B/2013, de 19 de abril.
Portaria n.º 426/2023 - Diário da República
n.º 237/2023, Série I de 2023-12-11 - Trabalho,
Solidariedade e Segurança Social. Procede à primeira alteração à
Portaria n.º 305/2022, de 22 de dezembro, que alarga a aplicação da
medida da gratuitidade das creches às crianças que frequentem
creches licenciadas da rede privada lucrativa, e à terceira
alteração à Portaria n.º 262/2011, de 31 de agosto, que estabelece
as normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento
das creches e à integração da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa
na medida da gratuitidade.
Despacho n.º 11673/2023 - Diário da
República n.º 223/2023, Série II de 2023-11-17 - Educação -
Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Procede à primeira
alteração do Despacho n.º 8271/2023, de 14 de agosto (que estabelece
as regras de atribuição do crédito horário semanal para afetação de
docentes, bem como as regras para atribuição de número de técnicos
de orientação e validação de competências (TORVC) a Centros
Qualifica regulados pela Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro).
Portaria n.º 379/2023 - Diário da República
n.º 223/2023, Série I de 2023-11-17 - Finanças e
Educação. Procede à quarta alteração à Portaria n.º 49/2007, de 8 de
janeiro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 17/2007, de 5
de março, e alterada pelas Portarias n.os 1009-A/2010, de 1 de
outubro, 216-A/2012, de 18 de julho, e 281-B/2023, de 13 de
setembro.
Despacho n.º 11608/2023 - Diário da República
n.º 222/2023, Série II de 2023-11-16 - Negócios
Estrangeiros e Educação - Gabinetes dos Secretários de Estado das
Comunidades Portuguesas e da Educação. Aprovação da rede de cursos
do ensino português no estrangeiro da educação pré-escolar e dos
ensinos básico e secundário para a África do Sul, Namíbia,
Suazilândia (Reino de Essuatíni) e Zimbabué para o ano letivo de
2024.
Despacho n.º 11476/2023 - Diário da República
n.º 218/2023, Série II de 2023-11-10 - Finanças e
Educação - Gabinetes do Ministro das Finanças e do Secretário de
Estado da Educação. Fixa para o ano de 2023 as vagas para progressão
aos 5.º e 7.º escalões da carreira dos educadores de infância e dos
professores dos ensinos básico e secundário.
Portaria n.º 333/2023 - Diário da República
n.º 213/2023, Série I de 2023-11-03 - Educação e
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Procede à primeira
alteração à Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, que regulamenta
as formações modulares certificadas previstas na alínea f) do n.º 1
do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro.
Portaria n.º 332/2023 - Diário da República
n.º 213/2023, Série I de 2023-11-03 - Educação e
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Procede à segunda
alteração à Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro, que regula a
criação e o regime de organização e funcionamento dos centros
especializados em qualificação de adultos.
Portaria n.º 310/2023 - Diário da República
n.º 200/2023, Série I de 2023-10-16
- Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Portaria de
extensão das alterações do contrato coletivo entre a Confederação
Nacional das Instituições de Solidariedade - CNIS e a FEPCES -
Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e
Serviços e outros.
Despacho n.º 9417-B/2023 - Diário da República
n.º 178/2023, 1º Suplemento, Série II de 2023-09-13 -
Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Define os
valores anuais do subsídio por turma, por curso, a atribuir aos
cursos de educação e formação de jovens ministrados nas escolas
profissionais privadas sujeitas ao regime jurídico previsto no
Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho.
Portaria n.º 278/2023 - Diário da República
n.º 175/2023, Série I de 2023-09-08 – Educação - Procede
à primeira alteração à Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, que
regulamenta os cursos científico-humanísticos a que se refere a
alínea a) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de
julho, na sua redação atual.
Despacho n.º 8671/2023 - Diário da República
n.º 166/2023, Série II de 2023-08-28 - Negócios
Estrangeiros e Educação - Gabinetes dos Secretários de Estado dos
Negócios Estrangeiros e Cooperação, das Comunidades Portuguesas e da
Educação. Aprova as redes de cursos do ensino português no
estrangeiro da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e
Secundário, para o ano letivo de 2023/2024, e do Ensino Superior e
Organismos Internacionais, para o ano letivo de 2023/2024 e 2024.
Despacho n.º 8271/2023 - Diário da República
n.º 157/2023, Série II de 2023-08-14 - Educação -
Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Estabelece as regras
de atribuição do crédito horário semanal para afetação de docentes,
bem como as regras para atribuição de número de técnicos de
orientação e validação de competências (TORVC) a Centros Qualifica
regulados pela Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro.
Despacho n.º 7736/2023 - Diário da República
n.º 144/2023, Série II de 2023-07-26 - Educação -
Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Homologadas as
Aprendizagens Essenciais das disciplinas da formação artística
especializada do Curso Básico de Teatro, tomando como referência a
matriz curricular-base constante dos anexos iv e v ao Decreto-Lei
n.º 55/2018, de 6 de julho.
Decreto Legislativo Regional n.º 30/2023/M -
Diário da República n.º 144/2023, Série I de 2023-07-26 -
Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa. Procede à
quarta alteração ao Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma
da Madeira, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 6/2008/M,
de 25 de fevereiro, alterado pelos Decretos Legislativos Regionais
n.os 17/2010/M, de 18 de agosto, 20/2012/M, de 29 de agosto, e
7/2018/M, de 17 de abril.
Despacho n.º 7257-A/2023 - Diário da República
n.º 131/2023, 1º Suplemento, Série II de 2023-07-07 -
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do
Primeiro-Ministro. Concede tolerância de ponto, nos dias 3 e 4 de
agosto de 2023, aos trabalhadores que exercem funções públicas nos
serviços da administração direta do Estado, centrais ou
desconcentrados, e nos institutos públicos localizados no concelho
de Lisboa
Em reunião da direcção
nacional do SPLIU foram debatidas algumas reivindicações a apresentar ao
novo governo (grupos parlamentares e equipa ministerial) para
negociação.